domingo, 10 de março de 2013

O que é o ENEM?



Imagem: http://aprovadonovestibular.com/enem-como-sera-usada-a-nota-do-enem-nos-vestibulares.html

A sigla ENEM significa Exame Nacional do Ensino Médio.

Seu intuito inicial era o de aferir o desempenho nacional dos estudantes do ensino médio que estavam em vias de conclusão ou mesmo já haviam concluído o ensino médio, mas em pouco tempo passou a influenciar na nota dos exames de admissão de jovens em vestibulares das principais Universidades do país, contando preciosos pontos em exames concorridíssimos, como a da USP, da UNICAMP, da UNIFESP ou da UNESP, isto para citar apenas as principais estaduais paulistanas.

Hoje, este tipo de exame é muito mais abrangente e possibilita, inclusive, a admissão em várias Universidades e Institutos Federais de Ensino Superior do Brasil, através do sistema SISU. Isto porque, em algumas delas, o ENEM tornou-se a principal via de acesso, e em outras, o único, substituindo os tradicionais exames vestibulares.

É uma prova de caráter individual e interdisciplinar, realizada em dois dias, que busca aferir o conhecimento do estudante em um conjunto global de competências e não apenas a sua capacidade de reter e memorizar o conteúdo seriado, tradicionalmente ensinado nas escolas.

Para se sair bem neste exame o aluno deve ser capaz de mobilizar conhecimentos teóricos na resolução de situações-problemas práticos, interpretar o contexto global e os fenômenos, dominar as linguagens, elaborar propostas e construir argumentações.

2 comentários:

  1. Como faço para me inscrever no cursinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As inscrições estarão abertas de 20 a 24 de janeiro de 2014 Jéssica. Veja outras informações nesta mesma página. Até +

      Excluir