domingo, 10 de março de 2013

O novo formato do ENEM




Imagem: http://www.blogando20.com/2012/04/enem-2012-inscricoes-prova-gabarito-e-resultado.html



A partir do ano de 2009 ocorreram profundas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, importando mesmo em um “divisor de águas”, como sentenciam alguns especialistas.

Com a dupla e ambiciosa proposta de provocar uma reformulação na sistemática do ensino médio e ao mesmo tempo democratizar o acesso ao ensino superior através da admissão às Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, este certame, naquele ano, deixou de ser meramente um instrumento de aferição de desempenho ou auxílio na pontuação de alguns vestibulares do país para tomar para si, ao menos em teoria, importantes características de inclusão social.

Corrobora para esta visão o fato da constituição do certame, por exemplo, assumir um formato mais interdisciplinar e menos conteudista, exigindo dos alunos mais raciocínio e menos “decoreba”. Da mesma forma, também é fato que algumas boas práticas continuaram sem alterações, como a impressão de cadernos em cores diferentes, randomizando as questões e os assentos entre si, em ordem alternada, no intuito de evitar a prática escolar das “colas”, por exemplo.

De fato, hoje sabemos que grande parte das questões do ENEM traz em seu bojo todos os elementos que permitiriam sua correta (e também incorreta) resolução, importando, sobremaneira, a capacidade de interpretação textual do estudante. Ainda assim, temos de admitir que ainda há muito o que se melhorar para podermos conceber  um exame significativamente nacional, ainda mais se levarmos em consideração a grande diversidade do nosso povo, a enorme extensão de nosso país, a significativa influencia fronteirista e a sua grande disparidade socioeconômica e cultural.

Conheça as novas propostas do ENEM 2009 que continuam vigorando ainda hoje no link “ENEM – nova proposta de prova”, ao lado.

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